Exposição “As Gerações dos Arturos” é atração no Mercado

Exposição “As Gerações dos Arturos” é atração no Mercado

Foi aberta nesta segunda-feira (17), na galeria do Mercado Central de Contagem, a exposição “As Gerações dos Arturos – uma história em muitos retratos”, de Mateus Machado Brandão, que permanece no local até 31 de janeiro de 2019. A exposição integra o Tudoaver de dezembro, um projeto da Prefeitura de Contagem em parceria com o Big Shopping.

A mostra apresenta retratos em fotografia de diversos componentes da Comunidade dos Arturos, numa valorização pessoal dos retratados, crianças, jovens, adultos desta grande e bela família, uma das grandes referências culturais de Contagem e da cultura afrodescendente no Brasil.

Como parte de seu projeto, também contemplado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem (FMIC/2018), Mateus realizou o registro fotográfico que foi transformado em exposição com agenda nas Escolas Municipais Eli Horta e Estudante Leonardo Sadra pelo período de uma semana em cada local, respectivamente.

Anexo às fotografias, apresenta uma referência pessoal de cada indivíduo retratado. Nas imagens fica estampada a alegria de viver das várias gerações dos Arturos, uma comunidade negra quilombola que mora no bairro Alvorada há mais de 100 anos.

Matheus Machado Brandão,34 anos, foi aluno do curso de fotografia da Fundação de Cultura de Contagem (Fundac) em 2015, com a professora Joíce Marques. Já atua como fotógrafo profissional há 4 anos nas áreas de casamentos, festas, moda, fotografia de recém-nascidos, gestantes e fotografia documental. Atua também como Professor de edição de fotos e fotografia básica.

Foi o ganhador do Concurso fotográfico “Nossa Contagem” promovido pela Prefeitura de Contagem em 2017 com a fotografia “Perpetuação e Transmissão da Cultura dos Arturos – com alegria e amor, de geração para geração.”

Serviço:

As Gerações do Arturos – Fotografias de Mateus Machado Brandão
Mercado Central de Contagem / de 17 de dezembro de 2018 a 31 de janeiro/2019
Rua Humberto de Môro, 391, bairro Inconfidentes
Visitação de segunda à sábado, das 7h às 19h e domingos das 7h às 13h

Texto: Noeme Ramos fonte: http://twixar.me/sWX3