Cinco vantagens de se consumir produtos a granel

Cinco vantagens de se consumir produtos a granel

Por Marlon Neves

Era comum, em décadas atrás, que nas vendinhas e empórios quase tudo podia ser comprado a granel. Segundo o dicionário Aurélio, a expressão “a granel” significa: sem embalagem ou sem acondicionamento. Ou seja, o consumidor não fica “refém” da porção embalada e industrializada que enchem as prateleiras dos supermercados. Mas ainda existem locais onde a venda a granel é feita de maneira tradicional e o Mercado Central de Contagem é um deles. Confira a seguir, cinco vantagens de se comprar da forma antiga e fracionada.

1 – É ecologicamente correto

Na definição do dicionário Aurélio para a granel, a expressão “sem embalagem” afirma o caráter ecológico de se comprar dessa forma. Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos mostra que 8,3 milhões de toneladas de plástico virgem foram produzidas nos últimos 65 anos. O plástico é o principal produto usado em embalagens e a poluição causada pelo material causa um dano incalculável ao meio ambiente neste momento. Dessa forma, comprar a granel, ajuda a preservar a natureza de uma maneira geral.

2 – Alimentos livres de contaminação

As embalagens, principalmente o plástico, como já comprovado pela ciência, liberam toxinas nos alimentos os quais acondicionam. Inclusive, há teses e estudos científicos que denotam a probabilidade de desenvolvimentos de canceres provenientes da contaminação por resíduos do plástico na comida embalada consumida por nós.

3 – Alimentos sempre mais frescos

Produtos a granel, em sua grande maioria, não possuem conservantes, isso os torna mais perecíveis e automaticamente mais saudáveis. Dessa forma, é necessário cuidado do vendedor quanto a validade e a consciência do comprador que adquire a porção adequada ao tempo para consumo.

4 – Reduz o desperdício

O produto embalado pela indústria traz porções de alimentos predefinidas. De certa forma, a produção em massa necessita desse parâmetro. Porém, a imposição de uma quantidade acarreta em desperdício, pois, muitas das vezes, a fração é maior que a exigência e consumo de pessoas ou famílias.

5 – Economia para o bolso

De cara, o consumidor de produtos a granel não paga o preço da embalagem que, às vezes, chega a custar mais de 30% do preço final do produto. Além de que, levando apenas quantidade que irá consumir, em detrimento ao predefinido por uma embalagem de produto industrializado, na grande maioria das vezes, o bolso agradece.

Se depois desses cinco benefícios você se sentiu convencido de que comprar a granel é bom, venha para o Mercado Central de Contagem. Aqui você encontra de tudo e pode comprar produtos a granel de qualidade, procedência e com ótimos preços.